Travel & Tips

Conheça um pouco mais sobre essa pedra que fez Barra de Guaratiba aparecer no mapa mundial do turismo.

Pedra do Telegrafo 

Localização  

Localizada em Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro – Brasil.

23°4'7"S   43°33'30"W

Origem do nome:

Seu nome tem origem devido ao período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), onde a mesma era um posto militar avançado para observação e prevenção da possível ameaça de submarinos alemães na orla carioca.

Atrativo natural

Possui 354 acima do nível do mar, ponto extremo da barra de Guaratiba, a vista é privilegiada, do topo é possível observar as mais belas e desertas praias cariocas: praia do meio, funda, perigoso e praia do inferno; não esquecendo grumari, prainha, macumba, recreio e barra da tijuca, famosas pelos esportes aquáticos.

A trilha é considerada moderada, aproximadamente 3 km ida e volta.

Ecossistema:

Mata atlântica e restinga, sendo em boa parte primária, mas o parque está trabalhando para a restauração do ecossistema original.

Curiosidades

A famosa pedra não é a pedra do telégrafo, mas foi a ganhou fama e tem levado pessoas a enfrentarem filas de horas nos finais de semana e a se deslocarem por quilômetros devido sua localização afastada dos centros urbanos do Rio de Janeiro.

A pedra do telégrafo fica numa pequena trilha a direita quando se chega ao topo, não há como subi-la, a não ser que tenha uma boa experiência com escalada.

 Ainda é possível ver no seu topo as bases da antiga torre de telégrafo.