English Spanish

4 Trilhas no Rio que você não pode deixar de fazer

Travel & Tips

4 Trilhas no Rio que você não pode deixar de fazer

 

Como todos sabem o Rio foi declarado em 01/07/2012 Patrimônio Cultural da Humanidade, o principal motivo se dá por nossa ótima combinação entre morros e mar, o verde e o urbano, por isso o Rio é também chamado de Cidade Maravilhosa.

Muitos falam que decolar ou aterrissar no Aeroporto Santos Dumont já é como um tour no Rio de Janeiro, isso porque passamos ao lado de alguns de nossos principais morros e pontos turísticos como Pão de Açúcar, Cantagalo, Urca e Morro da Babilônia.

Segue uma lista de alguns morros que você pode desbravar.

 

Trilha Morro Dois Irmãos

Localizado na Zona Sul do Rio, fica entre São Conrado e Leblon, fica bem à beira mar, nos dando uma linda visão da orla.

Do Morro Dois Irmãos podemos ver a Lagoa Rodrigo de Freitas onde seu formato lembra um coração, o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Pedra da Gávea, entre outros picos do Parque Nacional da Tijuca.

O seu acesso se dá pelo Vidigal, uma das favelas mais famosas do Rio.

Para chegar até o início da trilha, há motoboys e kombis que costumam cobrar 5 reais pelo trajeto de subida ou descida.

Trilha Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é um dos picos cariocas com uma das melhores vistas.

São aproximadamente 2 horas e 30 minutos até o topo, em algumas partes do trajeto há necessidade de equipamentos de segurança, por isso é necessário o acompanhamento de empresas especializadas para você ter a melhor experiência possível.

Fica localizada entre a Barra e São Conrado e pertence ao Parque Nacional da Tijuca, considerado por muitos a primeira reserva ecológica do mundo.

Dizem também que há uma inscrição fenícia na sua lateral. Será autêntica?  Os especialistas dizem que não.

Para quem quem deseja saber o que a suposta inscrição diz:

"LAABHTEJBARRIZDABNAISINEOFRUZT"

Contando que o fenício é escrito da direita para a esquerda,  a forma correta de ler  a inscrição é  "TZUR FOENISIAN BADZIR RAB JETHBAAL", que é traduzido  como "Tiro, Fenícia, Badezir, primogênito de Jethbaal". Talvez correspondendo a um governante fenício chamado Badezir.

A Pedra da Gávea é considerada o maior monólito à beira mar do mundo, por isso, sem dúvidas, a visão do topo é de tirar o fôlego.

 

Trilha Pedra do Telégrafo 

A famosa pedra da ilusão de ótica.

A Pedra do Telégrafo fica localizada na Zona Oeste do Rio, Barra de Guaratiba, também conhecida por ser um grande polo gastronômico.

A trilha tem por volta de 1.5 km, dura em média 50 minutos até o topo.

Sempre dê preferência para ir a essa trilha em dias de semana, ao nascer do sol, devido ao grande número de pessoas que fazem filas para tirar as famosas fotos penduradas na Pedra do Telégrafo. 

As fotos inusitadas desse pico ganharam notoriedade em meados de 2014, com o boom das redes sociais, onde a Desbravando Rio fez parte e ajudou ainda mais a difundir o turismo ecológico no Rio de Janeiro.

 

Trilha Pedra do Pontal

Localizada entre a Praia do Recreio dos Bandeirantes e da Macumba, a Pedra do Pontal é uma trilha pequena, dura de 15 a 25 minutos, porém com  pontos de escalaminhada, assim necessitando de algum grau de experiência.

No topo da pedra você vê a divisão das duas praias citadas anteriormente, essa divisão que dá o diferencial a Pedra do Pontal.

Antes de ir certifique-se de que a maré está baixa, indico o site WindGuru.

O que levar quando for fazer as trilhas:

  • 1.5L de água(Pedra da Gávea 2 l); 
  • Lanches leves; 
  • Repelente; 
  • Protetor solar; 
  • Roupas confortáveis; 
  • Tênis antiderrapante ou bota de trilha (Nada de All Star, tênis liso ou sapatilhas); 
  • Mochila pequena para levar os pertences.

 

Sua Experiência começa aqui!
Solicite a reserva da sua experiência, responderemos imediatamente com sua confirmação!

Data da Experiência